saúde

Pocilgas são notificadas na parte alta de Maceió pela Vigilância Sanitária

A ação contou com a participação da Unidade de Vigilância em Zoonoses
Por Redação 14/03/2024 - 08:09

ACESSIBILIDADE

Vigilância Sanitária
Caso não sejam cumpridas as exigências, os animais serão recolhidos
Caso não sejam cumpridas as exigências, os animais serão recolhidos

Após denúncias de criação de suínos em áreas urbanas, a Vigilância Sanitária de Maceió tomou medidas notificando pocilgas nos bairros Chã da Jaqueira e Clima Bom. A operação de fiscalização, realizada na última terça-feira (12), visa garantir a segurança sanitária da população.

De acordo com as leis Municipais Nº 5.318/2003 e Estadual Nº 6.787/2006, a criação de suínos na zona urbana da capital alagoana é proibida, devido ao risco grave à saúde pública, especialmente o aumento potencial de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA), conforme alertou a vigilância.

Airton Santos, chefe especial da Vigilância Sanitária de Maceió, destacou a importância das denúncias recebidas pela população, que subsidiaram a ação fiscalizatória. Ele ressaltou o compromisso dos proprietários das pocilgas em acatarem as orientações para eliminação dos riscos à saúde pública.

Caso as exigências sanitárias não sejam atendidas no prazo de 30 dias, os animais serão recolhidos e as pocilgas serão interditadas. A ação contou com a participação da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), Instituto do Meio Ambiente (IMA), Batalhão Militar de Polícia Ambiental (BPA) e Guarda Municipal.

A população pode colaborar denunciando irregularidades através do telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, disponível 24 horas por dia. O sigilo das informações é garantido.


Encontrou algum erro? Entre em contato